O Departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria é o responsável por todo o processo de atendimento aos estudantes e pesquisadores, bem como em conduzir os processos de admissão e acompanhamento das solicitações. Para saber mais sobre cada modalidade, acesse os conteúdos abaixo.

Estágios Obrigatórios

A instituição de ensino deve enviar um e-mail para o Departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital Infantil (dep@hjaf.org.br) com o formulário da Secretária de Estado da Saúde, conforme a Portaria SES-SC 376.

Período: Para o primeiro semestre: até 25 de novembro do ano anterior.

Para o segundo semestre: até 25 de maio.

Após análise do Departamento de Ensino e Pesquisa, em caso de aceitação, os documentos e termos necessários serão solicitados via e-mail e será agendado o Reconhecimento de Campo de Estágio (para o professor) e a data da integração, cuja participação é obrigatória.

Estágios Optativos de Residência em Saúde

A Comissão de Residência Médica (Coreme) da instituição de ensino do residente interessado no estágio deve encaminhar o ofício por e-mail ao Departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital Infantil (dep@hjaf.org.br), com até 30 dias de antecedência, com os seguintes dados: Nome completo, fase da residência, período de estágio (mínimo de 30 dias), carga horária e área de interesse/especialidade/setor onde deseja estagiar (Setores de Internação, Pronto-socorro ou Ambulatórios)

Após análise do Departamento de Ensino e Pesquisa, em caso de aceitação, os documento e termos necessários serão solicitados via e-mail para confirmação do estágio.

Pesquisas

O1) Enviar assinados digitalmente (via GOV ou outra plataforma com certificação) os documentos necessários para autorização de pesquisa no HJAF (dep@hjaf.org.br):

•Declaração de Exequibilidade preenchida; 

      •Declaração de Instituição Coparticipante - se pertinente;

      •Dispensa do TCLE (termo de consentimento livre e esclarecido) – se pertinente;

      •Termo de Sigilo e Confidencialidade do Uso de Dados;

      •Projeto de Pesquisa;

      •Termo de Responsabilidade para Entrega do Produto Final da Pesquisa.

2) O projeto de pesquisa deve estar completo e finalizado, na íntegra, paginado e sem qualquer anotação, o qual deve conter:

a) Capa (cabeçalho, título, nome do pesquisador, data, nome do orientador, se houver);

b) Resumo, sumário;

c) Introdução, objetivo geral e específicos (se houver);

d) Método especificando: tipo de estudo, local do estudo, quem são os participantes do estudo, como vai acontecer o recrutamento dos participantes, como e por quem será realizada a coleta e análise dos dados; risco e benefícios da pesquisa;

e) Cronograma;

f) Orçamento;

g) Referências;

h) Apêndices – por exemplo: instrumentos de coleta de dados, tais como questionários e roteiros, e TCLE e/ou TALE;

i) Outros anexos.

3) Após aprovação pelo HJAF, o projeto deverá ser inserido no site https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf, juntamento com os documentos listados no item 1 desse manual. O portal gerará a “Folha de Rosto para Pesquisa Envolvendo Seres Humanos”, que deverá ser encaminhada assinada digitalmente ao HJAF para assinatura da direção..

4) A Plataforma Brasil direcionará o projeto automaticamente para o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP para o seu parecer.

5) Para iniciar a pesquisa, o pesquisador deverá entregar no DEP, o Termo Consubstanciado do CEP e o comprovante do status de “Aprovado” do Portal.