Mutirão de Escoliose no Hospital Infantil beneficia dez crianças em fila de espera do SUS

Médicos do HJAF têm artigo publicado
5 de janeiro de 2022
Hospital Infantil recebe doação internacional de livros didáticos sobre cirurgia pediátrica
3 de fevereiro de 2022
Médicos do HJAF têm artigo publicado
5 de janeiro de 2022
Hospital Infantil recebe doação internacional de livros didáticos sobre cirurgia pediátrica
3 de fevereiro de 2022

Entre os dias 07 e 11 de fevereiro de 2022, o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, receberá uma ação filantrópica, onde médicos cirurgiões de coluna do Brasil e Exterior, realizarão 10 cirurgias de escoliose em pacientes que aguardavam na fila de espera.  A ação será realizada pelo GSO (Global Spine Outreach) em parceria com o Mude a Curva.

O Global Spine Outreach (GSO), é uma entidade filiada a Scoliosis Research Society (SRS), maior organização mundial dedicada ao estudo e promoção de saúde a escoliose. Atua nas cidades de Cáli, na Colômbia e Chihuahua no México, e Joinville será sua terceira sede. As missões surgiram pela necessidade de cirurgias para escoliose em países mais carentes, onde as filas para cirurgia chegam a 5 anos de espera e nem sempre tem toda a estrutura adequada.

O grupo vem ao Brasil pela primeira vez, e escolheu Joinville através da relação com Dr. Ricardo Acácio, médico Ortopedista e Traumatologista do Hospital Infantil, que esteve em missão na Colômbia. Terão aqui além de todo suporte da equipe do Hospital Infantil, o apoio do projeto Mude a Curva, que reproduz em território nacional ações solidárias para escoliose de forma itinerante.

O principal objetivo da ação é promover o tratamento da escoliose em crianças e adolescentes da melhor forma possível, possibilitando reduzir o tempo de espera pelo procedimento, assim como, a desoneração do sistema público, uma vez que a ação é totalmente filantrópica e suportada por empresas privadas.   Participarão da equipe do GSO, 6 membros entre eles 3 cirurgiões, o Mude a Curva com mais 3 especialistas em coluna, além de toda equipe do HJAF dos setores administrativos, equipe de enfermagem, hotelaria, médicos, entre outros que totalizam mais de 30 profissionais envolvidos.

O Hospital realiza mensalmente uma média de 3 cirurgias por mês, como as que serão realizada durante o mutirão. A ação representará uma economia de aproximadamente R$ 198.000,00 para os cofres públicos entre OPME e honorários médicos.

Cabe aqui agradecimento a Globus Medical, empresa norte-americana que está doando todos os implantes para o mutirão, equipe do SAJ – Serviço de Anestesia de Joinville que disponibilizou profissionais sem custos, Dr. Marcus Vinícius e Franciel Linné neurofisiologistas, nossos atuais cirurgiões Dr. Acácio, Dr. Maçaneiro e Dr. Lauffer todos voluntários ao projeto e toda e equipe do HJAF que com muita dedicação e esmero fizeram tudo isso se tornar realidade.

 

 

Dr. Ricardo Acácio

Coordenador da Campanha